Um Sistema Fotovoltaico (SFV) funciona transformando a luz do sol em eletricidade. Para isso utiliza painéis solares (conjunto de módulos) que são posicionados em telhados ou outras estruturas que possuem maior incidência da irradiação solar.
O painel transforma a luz do sol em um tipo de eletricidade chamada Corrente Contínua (CC) que pode chegar a 1.000V em alguns casos, variando conforme passam as nuvens, chuvas e sobras das árvores, por exemplo. Essa energia CC é levada até o Inversor Iterativo, que é o verdadeiro “cérebro” que converte a energia CC no tipo de energia que usamos em nossas casa, a chamada Corrente Alternada (CA).
Todavia o inversor, não faz somente isso, ele precisa ajustar as variações da luz do sol que ocorrem ao longo do dia. Imagine o sol “fraco” do nascer do sol e o sol intenso do meio dia. O inversor precisa regular essas variações para sincronizar a energia CA com a energia utilizada na sua casa, que normalmente é 110/220V.
A tecnologia de conversão já está superada. O grande problema é o armazenamento dessa energia. Pense comigo, durante o dia gero energia elétrica por conta do sol, mas e de noite?
A primeira alternativa seria carregar a eletricidade em baterias, como fazemos em celulares e depois “gasta-la” a noite.
Ocorre que, são necessárias muitas baterias, o que chamamos de “banco de baterias”, e o custo de bancos de qualidade são muito elevados e, ainda, a durabilidade é, relativamente, baixa.
Em outras palavras, quando chegar o momento de realizar a troca das baterias, todo dinheiro economizado com geração de energia, acaba subsidiando o valor das novas baterias. Assim, torna-se inviável, na maioria dos casos, utilizar baterias para armazenar a energia gerada durante o dia.
No entanto, um engenheiro eletricista se perguntou: E se eu emprestar essa energia para concessionária usar durante o dia e à noite ela me devolve? Com essa ideia que surgiu o Sistema de Compensação por Créditos Energéticos que é utilizado no Brasil.
Por isso, o medidor de energia deve ser bidirecional, para poder medir o quanto de energia você esta consumindo e o quanto de energia você gerou e emprestou para concessionária. No mês, subsequente ela faz as contas e desconta da fatura de consumo o que você gerou para ela.
De uma olhada no próximo vídeo disponibilizado pela equipe da BlueSol ►